Captadores piezoelétricos
Violão clássico com um captador piezoelétrico.
influenciam de forma satisfatoria o campo magnetico. Ao invés
disso, são utilizados
captadores piezoelétricos.
Esses captadores utilizam cristais — quartzo, titanato de bário,
ou titanato de chumbo — que, quando
submetidos à compressão, ou vibração, geram tensão
elétrica entre suas
extremidades. Eles possuem um timbre bem diferente, também têm a
vantagem de
não captarem campos magnéticos indesejáveis e produzem bem menos
realimentações
que microfones.
Diferente de
alguns captadores magnéticos, os piezoelétricos funcionam com altíssima
impedância, chegando até 10 V rms. Por isso, o uso de pré-amplificadores é essencial.
Geralmente os
captadores piezoelétricos são posicionados abaixo da ponte do instrumento,
e, muitas vezes, utilizam-se também os captadores magneticos, para produzir um
som mais
amplo, e realista. Os captadores do tipo piezo, são praticamente invisíveis aos olhos nu. Normalmente colocados nos "saddles" da ponte ou no nut da guitarra, tem como característica captar o som diretamente da madeira, dando assim a guitarra, um som de violão de aço, convincente, e sem simulação ou emulação. Normalmente possui um jack próprio de saida, para ser processado ou ligado separadamente.
Forma como a vibração gerada por uma
corda metálica altera o comportamento do campo magnético de um captador.
LED é a sigla em inglês para Light Emitting Diode (Diodo
emissor de luz). Quando este diodo
é energizado ele acaba emitindo luz. A luz
emitida pelo LED não é monocromática, portanto a
cor que alguns apresentam é
formada devido ao tipo do cristal e a impureza com que
o próprio componente é
fabricado.
Este
componente foi inventado por Nick Holonyac em 1963, possuía uma intensidade
luminosa baixa e a sua coloração era vermelha. Somente no final da década de 60
é que
iniciaram a fabricação de LED amarelo, e em meados de 1975 o LED verde.
Estes citados
anteriormente possuem comprimento de onda considerado grande, com
cerca de 550nm.
Em meados da década de 90 iniciaram a produção de LED com
comprimento de onda
menor, na cor azul, verde, ciano, cobre, branco e todas as
outras cores. A fabricação destas
colorações só se deu devido a uma tecnologia
denominada Al ln GaP.
O LED é
utilizado em luminárias,telas finas de televisão, relógios, celulares e etc.
Existem
vários motivos para o seu uso, o principal deles é a vida útil que em
muitos casos é muito
alta, como por exemplo as lâmpadas de LED duram muito mais
que as convencionais.
Os custos de manutenção também são menores, pois a
manutenção por si só é menos
freqüente em aparelhos com esse componente. Outra
característica é a baixa voltagem, que
não chega a causar perigo ao instalador,
sendo também muito resistente a impactos.
O Diodo
Emissor de Luz também é ecologicamente correto, pois não utiliza qualquer
elemento químico que possa poluir o meio ambiente, ele também não emite radiação
ultravioleta.
THEREMIN - Over The Rainbo
Theremin - Clara Rockmore play "The Swan" (Saint-Saëns)
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Clara Rockmore
Clara (Reisenberg) Rockmore ocupa um lugar único na história da música como o cantor estrela do theremin. Nascido na Rússia, 9 de março de 1911, Clara herdou a característica familiar da afinação perfeita e poderia escolher melodias no piano aos dois anos. Aos quatro, ela foi aceita como o aluno mais jovem violino sempre no Conservatório de São Petersburgo imperial (ainda tão pequena que ela interpretou sua posição de audição em uma mesa), e um ano depois, ela se tornou um aluno premiado de Leopold Auer.
em 1921, a família era capaz de passagem livro (terceira classe) em um navio a vapor com destino à América. Graças a Barry Moreno, da Ilha Elllis Museu da Imigração, sabemos que a família chegou a Nova York Harbor 19 de dezembro de 1921.
Em Nova York, Clara retomou seus estudos com Leopold Auer, mas pouco antes de ela fazer sua estréia nos Estados Unidos (interpretando o Concerto de Beethoven com a Orquestra de Curtis), ela desenvolveu um problema de artrite com o braço arco, e teve que desistir do violino . Felizmente, ela conheceu Leon Theremin (uma americanização de Lev Termen, como era conhecido na Rússia), o inventor do primeiro instrumento do mundo eletrônico. "Fiquei fascinado pela parte estética do mesmo, a beleza visual, a idéia de jogar no ar", Clara recordou, "e eu amei o som. Eu tentei, e aparentemente apresentaram algum tipo de capacidade imediata para manipulá-lo. Logo Lev Sergeyevich me deu, um presente, a RCA modelo theremin. "
Enquanto isso, ela convenceu Theremin para construir-lhe um instrumento muito mais preciso e ágil do que o modelo RCA, um com uma faixa de cinco oitavas, em vez de três. Curiosamente, quando o renomado pianista Josef Hofmann (que também era um inventor com um número de patentes notáveis) ouviu Clara jogar em um recital em Maine, tornou-se muito interessado no instrumento, e sugeriu uma série de modificações, incluindo um perfil mais baixo para mãos do jogador seria mais visível. Estes foram incorporados no novo instrumento.
Com a flexibilidade deste theremin especialmente construído, Clara deu um recital Câmara Municipal com a sua irmã Nadia (em que jogou o Sonata Franck, nem menos), e fez aparições subseqüentes orquestrais em Philadelphia, Toronto e Nova York, onde ela estreou um concerto escrito para ela por Anis Fuliehan, sob a direção de Leopold Stokowski. ("Essa menina poderia fazer música de um fogão de cozinha", disse o Maestro). Clara também passou a três de costa a costa-turnês conjuntas com Paul Robeson.
Julius Goldberg
HYMNE A L'AMOUR
(one of French singer Edith Piaf's biggest hits)
THE THEREMIN ELECTRO-ENSEMBLE
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