Captadores piezoelétricos


Captadores piezoelétricos


Violão clássico com um captador piezoelétrico.


Muito utilizado em instrumentos de cordas não metálicas (nylon, vísceras), pois estas não 
influenciam de forma satisfatoria o campo magnetico. Ao invés disso, são utilizados 
captadores piezoelétricos. Esses captadores utilizam cristais — quartzo, titanato de bário
ou titanato de chumbo — que, quando submetidos à compressão, ou vibração, geram tensão
 elétrica entre suas extremidades. Eles possuem um timbre bem diferente, também têm a 
vantagem de não captarem campos magnéticos indesejáveis e produzem bem menos 
realimentações que microfones.
Diferente de alguns captadores magnéticos, os piezoelétricos funcionam com altíssima 
impedância, chegando até 10 V rms. Por isso, o uso de pré-amplificadores é essencial.
Geralmente os captadores piezoelétricos são posicionados abaixo da ponte do instrumento
e, muitas vezes, utilizam-se também os captadores magneticos, para produzir um som mais 
amplo, e realistaOs captadores do tipo piezo, são praticamente invisíveis aos olhos nu. Normalmente colocados nos "saddles" da ponte ou no nut da guitarra, tem como característica captar o som diretamente da madeira, dando assim a guitarra, um som de violão de aço, convincente, e sem simulação ou emulação. Normalmente possui um jack próprio de saida, para ser processado ou ligado separadamente.


Forma como a vibração gerada por uma corda metálica altera o comportamento do campo magnético de um captador.

LED é a sigla em inglês para Light Emitting Diode (Diodo emissor de luz). Quando este diodo

é energizado ele acaba emitindo luz. A luz emitida pelo LED não é monocromática, portanto a

cor que alguns apresentam é formada devido ao tipo do cristal e a impureza com que 

o próprio componente é fabricado.
 
Este componente foi inventado por Nick Holonyac em 1963, possuía uma intensidade
 luminosa baixa e a sua coloração era vermelha. Somente no final da década de 60 é que
 iniciaram a fabricação de LED amarelo, e em meados de 1975 o LED verde. Estes citados
 anteriormente possuem comprimento de onda considerado grande, com cerca de 550nm.
 Em meados da década de 90 iniciaram a produção de LED com comprimento de onda
 menor, na cor azul, verde, ciano, cobre, branco e todas as outras cores. A fabricação destas
 colorações só se deu devido a uma tecnologia denominada Al ln GaP.
O LED é utilizado em luminárias,telas finas de televisão, relógios, celulares e etc. Existem
 vários motivos para o seu uso, o principal deles é a vida útil que em muitos casos é muito
alta, como por exemplo as lâmpadas de LED duram muito mais que as convencionais. 
Os custos de manutenção também são menores, pois a manutenção por si só é menos
freqüente em aparelhos com esse componente. Outra característica é a baixa voltagem, que
não chega a causar perigo ao instalador, sendo também muito resistente a impactos.
O Diodo Emissor de Luz também é ecologicamente correto, pois não utiliza qualquer 
elemento químico que possa poluir o meio ambiente, ele também não emite radiação 
ultravioleta.

 O LED (Organic Light Emitting Diode ou Diodo Orgânico Emissor de Luz) promete ser o futuro das telas de LCD e Plasma.
THEREMIN - Over The Rainbo
Theremin - Clara Rockmore play "The Swan" (Saint-Saëns)



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Clara Rockmore 

Clara (Reisenberg) Rockmore ocupa um lugar único na história da música como o cantor estrela do theremin. Nascido na Rússia, 9 de março de 1911, Clara herdou a característica familiar da afinação perfeita e poderia escolher melodias no piano aos dois anos. Aos quatro, ela foi aceita como o aluno mais jovem violino sempre no Conservatório de São Petersburgo imperial (ainda tão pequena que ela interpretou sua posição de audição em uma mesa), e um ano depois, ela se tornou um aluno premiado de Leopold Auer.
em 1921, a família era capaz de passagem livro (terceira classe) em um navio a vapor com destino à América. Graças a Barry Moreno, da Ilha Elllis Museu da Imigração, sabemos que a família chegou a Nova York Harbor 19 de dezembro de 1921.

Em Nova York, Clara retomou seus estudos com Leopold Auer, mas pouco antes de ela fazer sua estréia nos Estados Unidos (interpretando o Concerto de Beethoven com a Orquestra de Curtis), ela desenvolveu um problema de artrite com o braço arco, e teve que desistir do violino . Felizmente, ela conheceu Leon Theremin (uma americanização de Lev Termen, como era conhecido na Rússia), o inventor do primeiro instrumento do mundo eletrônico. "Fiquei fascinado pela parte estética do mesmo, a beleza visual, a idéia de jogar no ar", Clara recordou, "e eu amei o som. Eu tentei, e aparentemente apresentaram algum tipo de capacidade imediata para manipulá-lo. Logo Lev Sergeyevich me deu, um presente, a RCA modelo theremin. "
Enquanto isso, ela convenceu Theremin para construir-lhe um instrumento muito mais preciso e ágil do que o modelo RCA, um com uma faixa de cinco oitavas, em vez de três. Curiosamente, quando o renomado pianista Josef Hofmann (que também era um inventor com um número de patentes notáveis) ouviu Clara jogar em um recital em Maine, tornou-se muito interessado no instrumento, e sugeriu uma série de modificações, incluindo um perfil mais baixo para mãos do jogador seria mais visível. Estes foram incorporados no novo instrumento.
Com a flexibilidade deste theremin especialmente construído, Clara deu um recital Câmara Municipal com a sua irmã Nadia (em que jogou o Sonata Franck, nem menos), e fez aparições subseqüentes orquestrais em Philadelphia, Toronto e Nova York, onde ela estreou um concerto escrito para ela por Anis Fuliehan, sob a direção de Leopold Stokowski. ("Essa menina poderia fazer música de um fogão de cozinha", disse o Maestro). Clara também passou a três de costa a costa-turnês conjuntas com Paul Robeson. 

Julius Goldberg
HYMNE A L'AMOUR 
(one of French singer Edith Piaf's biggest hits)






THE THEREMIN ELECTRO-ENSEMBLE


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